Enviada em: 24/07/2017

Inclusão social     De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico" por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Contudo, os portadores de deficiência têm seus direitos e acessibilidade de locomoção desrespeitados. Diante disso, assegurar o cumprimento da legislação e assistência infantil permitirá garantir acessibilidade para todos.     No Brasil, há cerca de 28 milhões de brasileiros portadores de necessidades especiais - segundo dados do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)-,ou seja, parcela significativa da população. No entanto, nota-se o descumprimento do Estatuto de Deficientes e a negligência ao princípio da equidade previsto na Constituição Federal ainda perduram no país.Logo, observa-se empecilhos de acessibilidade em instalações prediais e infraestrutura, além dos meios de transportes.     Além disso, a ausência de assistência voltada com a infância contribui para o desenvolvimento de transtornos e hábitos excludentes, devido ao afastamento das atividades realizadas no âmbito escolar, além da carência de equipamentos adaptados às necessidades específicas. Dessa forma, essas implicações são levadas ao longo de sua formação, desencadeando características de dificuldade na sociabilidade, além de favorecer distanciamento com políticas voltadas com a acessibilidade.     Fica evidente, portanto, o descumprimento da legislação e a ausência de assistência infantil são aspectos que precisam ser corrigidos.Para reverter esse quadro, o Estado atuaria com o poder de fiscalizar, coibir e punir entidades que não atendam aos pré-requisitos estabelecidos nas normas brasileiras, para garantir a acessibilidade para a população. Ademais, o trabalho simultâneo da escola e a família na implementação do "dia coletivo". Nele, seria estabelecido um dia da semana para a realização de atividade conjunta dos alunos, visando integrar e promover o engajamento social, melhorando assim, a inclusão aos portadores de necessidades especiais.