Enviada em: 20/07/2018

A tecnologia multifacetada       Anteriormente à Revolução Técnico-Científica, os cursos por correspondência eram largamente utilizados por aqueles que, por motivos econômicos ou geográficos, eram impedidos de estudar presencialmente. Hoje, com o advento da internet, houve uma maior democratização do conhecimento, contudo, insuficiente em relação a demanda, visto que grupos sociais menos favorecidos ainda não têm acesso à internet.       É evidente que a internet é uma ferramenta de grande alcance para propiciar o acesso a educação e, por consequência, a ascensão social. Um exemplo disso são as plataformas educacionais on line para preparação de concursos pois, um indivíduo que não tem condições de pagar o curso presencial, ainda assim tem acesso à uma boa preparação, o que aumenta as chances de passar em sua prova e, por conseguinte, conseguir o cargo almejado.        Entretanto, nem todos os indivíduos têm chance de conseguir tal ascensão. Uma vez que há disparidades, principalmente,  entre o acesso à internet nas regiões urbanas e rurais, estes últimos ficam fadados a viverem sem uma educação de qualidade. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, somente 3,1% dos domicílios rurais tinham esse acesso, sendo a região Norte e a Nordeste as mais afetadas. Sendo assim, torna-se substancial ações governamentais para deliberar sobre essa problemática.         De acordo com Imannuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, nesse sentido, faz necessário, portanto, que haja uma real disseminação da educação no Brasil em prol de seu desenvolvimento. Para isso, é mister que o Ministério das Comunicações, em parceria com empresas privadas de banda larga, estimule uma melhor distribuição desse serviço pelo país, através de incentivos fiscais, por exemplo, para que possa uma real democratização do conhecimento, e que as Secretarias de Educação promovam um maior acesso dos alunos à internet, seja em bibliotecas públicas ou nas escolas, fornecendo computadores com internet nesses locais, a fim de que a tecnologia possa ser um aliado no aprendizado, para que a teoria de Kant possa ser colocada em prática.