Enviada em: 07/10/2017

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, observou-se a criação do computador pelo matemático Alan Turing, essa máquina que revolucionou o mundo. Nesse contexto, criou-se programas e ferramentas que facilitam o cotidiano do homem,apresentando-lhe inúmeras plataformas de acesso ao conhecimento. Contudo, esses aparelhos e o acesso a internet ainda são restritos em determinadas áreas do Brasil, mas também derivadas do contexto econômico. Além disso, nota-se que essa ferramenta é utilizada de maneira errônea para discursos de ódio, tornado-se uma problemática.       Sobre essa conjectura, nota-se que hoje o Brasil é portador de uma tecnologia de boa qualidade, que propicia um maior acesso a artigos científicos, conteúdos educativos, acesso a educação a distância, entre outros. Esse avanço contribuiu para uma maior integração entre os estados e as pessoas que se encontrar em locais distintos. Entretanto, como aborda o livro Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago, o cidadão encontra-se alienado e não procura desenvolver sua mentalidade, assim sendo, acaba não fazendo bom usa dessa tecnologia, que tem como finalidade os discursos de ódio  que geram também o cyberbullying.       Similarmente, a internet é um grande canal de comunicação e conhecimento, mas que muitas vezes é restrito a determinadas camadas sociais. Dessa maneira, Karl Max afirma que o capitalismo vive de lucro, ou seja, uma parcela da sociedade que não tem uma determinada renda, será isolada de tal recurso, já que só uma parte é possuidora dessa ferramenta. Com esse ponto, é notório que o Estado possuidor de poder, deve levar o acesso a internet e computador as comunidades mais distantes do meio urbano e, principalmente, aquela de mínimas condições. Possibilitando assim, que haja uma uniformização do conhecimento e qualificação desses cidadãos.        Convém, portanto, que a sociedade civil exija do Governo, por meio de manifestações, a implantação de redes de acesso a internet e a cursos de informática de maneira gratuita e acessível a todas as comunidades. Junto a esse agente, o Ministério da Educação pode desenvolver escolas em turno integral para alunos que optem realizar cursos a distâncias, garantindo-lhes um maior conforto e melhor aprendizado. Ademais, faz-se necessário a criação de ONG's junto com voluntários da sociedade, para garantir que essa tecnologia chegue a todos, havendo assim, uma democratização do conhecimento, tanto no  espaço urbano como no rural.