Enviada em: 24/05/2019

A Terceira Revolução Industrial foi um grande marco para as sociedades ocidentais e orientais possibilitando que essas, mesmas separadas por quilômetros distância, compartilhassem seus costumes e culturas. Dessa forma, a internet por ser uma ferramenta de alta velocidade e capacidade quase infinita de armazenar informação, tornou-se o elo virtual entre as pessoas. Entretanto, pode-se notar que apesar das evidentes vantagens, ela apontou e agregou um grave problema na sociedade brasileira: a defasagem do pensamento crítico.      A partir disso, pode-se vincular essa defasagem ao uso excessivo das redes sociais pelos brasileiros, pois elas estão cada vez mais sendo utilizadas como referência na divulgação de notícias pela população. Assim, muitas informações compartilhadas são geralmente auto-explicativas, isto é, poucas palavras, muita imagem e pouca necessidade de reflexão, e dessa forma são disseminadas instantaneamente por milhões de usuário, e dentre elas, várias falsas. À vista disso, de acordo com o Instituto IPSOS, os brasileiros são os que mais compartilham virtualmente notícias falsas no mundo e essas por sua vez influenciam desde ações simples do cotidiano até na política.          Além desse fator, a ausência do costume de pesquisar a fonte da notícia, antes de sua divulgação, é consequência do escasso pensamento crítico aliado ao atraso educacional na área da informação nas escolas brasileiras, ou seja, a falta de incentivo ao conhecimento tecnológico faz com que muitas pessoas se tornem analfabetos digitais ou até mesmo robôs que compartilham qualquer informação sem mesmo saber se sua origem é confiável.        De acordo com o sociólogo francês Pierre Bourdieu, o conhecimento adquirido pelos alunos muitas vezes ultrapassam o espaço escolar, fazendo com o conhecimento não seja igual para todos e por isso cabe à escola proporcionar e reduzir essa diferença, neste caso o conhecimento da tecnologia. Portanto, é necessário que o Estado invista em disciplinas voltadas para o meio tecnológico nas escolas de ensino básico, para que os jovens cidadãos possuam uma postura crítica diante dos meios de comunicação virtual e nas relações sociais. Ademais, é preciso que haja a conscientização da população sobre o poder da fonte nas notícias, pois é através dela que se pode sustentar um argumento válido e forte além de contribuir na divulgação de informações que somarão no conhecimento de outra pessoa.