Enviada em: 23/07/2019

Segundo a história, no final do século XX a internet surgiu como nova forma de conectar as pessoas, os últimos acontecimentos do mundo num piscar de olhos e dentro de todas as casas, nascia uma nova era. entretanto, o que ninguém esperava é que um dos efeitos colaterais dessa nova tecnologia fosse a redução no padrão de qualidade das informações, criou-se uma concorrência para quem seria mais falado, sem necessariamente ter qualidade nos assuntos. Nesse contexto, a presença do sensacionalismo no jornalismo brasileiro é uma consequência direta da internet e da pós-verdade.  Sob o primeiro viés, a internet  mudou o cenário das noticias quando bateu de frente com a televisão e o rádio, a versatilidade desse novo meio de comunicação e a possibilidade de qualquer pessoa produzir conteúdo, rapidamente fez com que o jornalismo credenciado perdesse espaço no quesito velocidade de entrega das notícias, isso levou diversas empresas a não seguirem mais o protocolo padrão de notícias e passassem a manipular os títulos de matérias para conseguir mais visualizações, uma vez que as propagandas em sites passaram a ser a forma de monetização que antes eram pagas por assinatura. Prova disso, é o R7 do Brasil, no site R7 é possível encontrar diversas matérias com títulos sensacionalistas, como "emagreça 20kg em 1 mês" entre outros temas que atraem pessoas. Isso se mostra um problema, pois as notícias perdem qualidade e cada vez mais o que realmente importa em termos de conhecimento é deixado de lado.  Além disso, com o fenômeno da Pós-verdade - termo usado quando informações objetivas tem menos impacto na opinião das pessoas do que crenças pessoais e emoções - a própria mídia aderiu às fake news com o único intuito de conseguir mais visualizações. Em termos práticos, o problema dessa prática é que a população passa a acreditar menos na mídia especializada e passa a ouvir teorias conspiratórias que não possuem conexão com a realidade. Exemplo disso, é o fortalecimento de teorias conspiratórias sobre a Terra Plana disseminadas por personalidades como Olavo de Carvalho, o filósofo em seus videos no Youtube constantemente ataca a imprensa por falsas noticias disseminadas utilizando apenas de sensacionalismo e não de fatos objetivos.  Fica claro portanto, que são necessárias mudanças no posicionamento da imprensa brasileira. Para tal feito é necessário que o Governo crie uma multa para veículos que propaguem fake news, para que sejam desencorajadas essas práticas anti-éticas e a confiança da população na imprensa retorne, o que diminuiria as brechas para teorias conspiratórias, como as do Olavo, isso deve a curto prazo, melhorar a qualidade das notícias, a multa funcionaria da seguinte forma, o governo obrigaria o veículo que espalhou fake news a se retratar publicamente e pagar uma multa de 5% do valor da empresa.