Enviada em: 19/03/2019

Ajurus, Karipuna, Cocamas, Parakanã. São alguns dos mais de 300 povos indígenas que residem atualmente no Brasil. Em especial, são descendentes dos povos Tupi e Guaranis, os quais ocupavam o território nacional durante a chegada dos europeus em 1500. Outrossim, tais populações foram de grande contribuição cultural ao povo brasileiro, sendo suas culturas disseminadas até os dias atuais. Entretanto, a falta de reconhecimento das raízes oriundas dessas populações faz muitas pessoas negarem a importância e relevância destas, ocasionando em um quadro de preconceitos, injúrias e uma perda cultural brasileira.   É indubitável que, se hoje o Brasil é rico em diversidade cultural e de costumes, foram os índios - a quem o território pertencia - uma das maiores influências para a concretização da identidade brasileira. Ademais, seus modos de vida, linguagem e suas características religiosas foram influenciadas com a chegada dos portugueses, os quais impuseram seus costumes e crenças. Tal fato é refletido nos dias atuais, no que se diz respeito ao desconhecimento, por parte da população, da contribuição dos índios para a formação das características brasileiras. De mesmo modo, grande parte da população não dá o devido valor a esses povos. Isso inicia-se dentro de casa e nas escolas, as quais não são abordados temas ligados aos índios e aos seus costumes.   Como consequência, observa-se uma diminuição na busca pela história e ensinamentos originados destas populações, provocando o descaso e preconceito a esses povos. Física, verbal, exclusiva, Linguística. Diversas são as formas do preconceito sofridas pelos índios em curto e médio prazo. Contudo, se for abordado um cenário a longo prazo em que haja a persistência dessa discriminação, é de relevância analisar o acontecimento da aculturação - também presente na era colonial -, onde a cultura, nesse caso indígena, é perdida frente à uma mais dominante e influente. Assim, seus costumes e crenças não serão relevante, para que haja a sua devida e merecida valorização no Brasil contemporâneo.   Segundo o escritor brasileiro Augusto Cury, a discriminação demora horas para ser construída, mas séculos para ser destruída. Nesse viés, é de eficácia que o Ministério da Educação, juntamente com o governo federal, incentive escolas a aumentarem o aprofundamento da aprendizagem da cultura indígena. Isso se concretizaria através do enfoque na disciplina História do Brasil, na qual haveria um aumento da importância dos povos indígenas durante toda história do país, mostrando suas influências e costumes que até hoje são de extremo destaque. Espera-se, com isso, que o atraso na destruição da discriminação não se alongue, e que haja mais valorização dessas populações.