Enviada em: 02/08/2018

Há 3 anos, o Brasil enfrentava uma forte crise hídrica, cuja a mesma afetou a região sudeste e principalmente o estado de São Paulo. A pergunta que ficou foi, os brasileiros aprenderam com tal situação? De maneira geral, pode-se dizer que não, pois ainda é comum cenas e hábitos como, lavar o carro e a calçada de casa usando mangueira, escovar os dentes enquanto a torneira estar aberta e se ensaboar com o chuveiro aberto.       As situações citadas acima, podem parecer mínimas, mas acarretam num desperdício muito grande no final das contas. Imagine que  toda sua vizinhança lave o carro uma vez por semana e deixe a mangueira com vazão continua ou que uma pessoa em média, escove os dentes três vezes ao dia e, a cada escovação ela deixa a torneira aberta, isso é uma perda de água muito elevada que pode ser evitada.       Se baseando nos hábitos dos brasileiros, as consequências são inúmeras para todo corpo social, dentre elas vale ressaltar algumas, como o aumento na conta de água no final do mês e medidas mais severas que as companhias de água podem adotar, exemplo real foi a racionalização da água em vários municípios do sudeste brasileiro em 2015.       Diante dessa realidade, através da mídia, é possível realizar propagandas em horário nobre (pois assim atingirá um público maior), que mostrem como é importante a mudança de hábito do povo brasileiro, ou seja, propagandas que mostrem a utilização do balde ao invés da mangueira na lavagem do seu carro e da sua calçada, que incentivem as pessoas a fecharem a torneira e o chuveiro enquanto escovam os dentes e se ensaboam, respectivamente. Junto a isso é interessante que o governo trabalhe em campanhas que visem a reutilização da água e até mesmo na utilização da água da chuva.