Enviada em: 30/08/2017

No que se refere às alternativas para inclusão de pessoas com necessidades especiais,é possível afirmar que fatores como a falta de preparação de profissionais e o não cumprimento da lei têm cooperado para a não efetivação dessa inclusão.Isso se evidencia não só pela maioria dos profissionais não esta preparado para atender essas pessoas  com necessidades especiais,mas também tanto o setor público quanto o privado fazerem descaso no que refere ao cumprimento da lei de inclusão que está na constituição a vinte anos.     Segundo Sir Arthur Lewis,educação nunca foi despesa.Sempre foi investimento com retorno garantido.Tal declaração,permite-nos refletir,em nossos dias,sobre o porque esses investimentos têm sido negados àqueles que mais precisam de atenção.Isso acontece,quando não se prioriza a capacitação de docentes escolares para que haja um maior aprendizado e melhor tratamento dessas crianças que tem algum tipo  de deficiência, que podem ser amenizadas se houver uma melhor  preparação dos agentes escolares  para recebe-las.      Além disso,não é raro ver em jornais,revistas e internet,casos que envolvam deficientes que precisam superar obstáculos no seu cotidiano como:calçadas sem rampa,prédios públicos ou privados sem elevador,transporte público que não tem elevador ou está  quebrado,e quando tem se deparam com  profissionais despreparados para fazer a utilização destes.Isso é um total descumprimento da lei que garante a inclusão de portadores de necessidades especiais,e segundo Martin Luther king, a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar.       Pensando nisso,o Governo por meio do Ministério da Educação que é responsável por implementar,cobrar e aperfeiçoar,deve capacitar os docentes escolares por meio de cursos presenciais e online,da mesma forma o setor privado deve fazer com seus funcionários.Nesse sentido irá aumentar a inclusão para alunos e trabalhadores com deficiências, pois este estaria melhor integrado no processo de ensino e na sociedade.