Enviada em: 02/04/2017

"Educação básica de qualidade para todos"     "Enquanto não respeitar quem precisa de escola, o Brasil precisará sempre de esmolas". A premissa do educador Paulo Freire ilustra com excelência a situação de descaso do país com a educação e a necessidade de definir alternativas para melhorar o sistema. Entretanto, é preciso compreender que a responsabilidade não é apenas do Estado e, sim de toda a sociedade, sobretudo, das famílias. O empenho para alcançar bons níveis educacionais deve ser uma parceria  entre escola e responsáveis.        Essa consciência de que a deficiência não é "culpa" somente das autoridades é o primeiro passo para a melhoria. Apesar de o país ter alcançado a meta de ensino básico para todas as crianças os índices ainda são alarmantes, 38% dos acadêmicos são analfabetos funcionais, por exemplo. O Ministério da Educação deve, primeiramente, procurar investir na infraestrutura e condições de algumas escolas em cidades como Alagoas, por exemplo, onde as crianças indígenas assistem aulas em casas cedidas e até sob árvores enquanto em Codó, no Maranhão não há água potável e nem banheiro. A partir do momento em que todas as escolas estiverem em condições dignas de serem frequentadas será possível um melhor desempenho por parte dos alunos e professores. É importante também que o trabalho do corpo docente seja valorizado através de boa formação, cursos e palestras de qualificação e boa remuneração.     Paralelamente,a essa adequação por parte do governo, a relação família-escola deve ser fortalecida.É essencial findar a postura dos pais de terceirizar a educação dos filhos para as escolas. O interesse em aprender deve começar em casa, desde a própria escolaridade dos familiares até a cobrança e incentivo para ler, fazer as tarefas são preponderantes para a formação de verdadeiros estudantes.Esse é um bom começo para que a médio e longo prazo o país possa sair da sexagésima posição no ranking mundial de educação.        Portanto, é explícita a indispensabilidade da conscientização dos governantes e da sociedade. A melhoria deve ser em todos os níveis desde o infantil até o ensino de adultos - possivelmente pais e mães de crianças em idade escolar. Todos os níveis de ensino são elos da corrente da boa capacitação. A família deve oferecer uma criação pautada na importância da educação para o futuro profissional e garantia de uma vida de qualidade. Por fim, o indivíduo deve se dedicar as áreas que tem interesse, adquirir hábitos como a leitura, pesquisa e interpretação. Desse modo, o Brasil será uma nação consciente de que um futuro promissor está intimamente ligado à uma educação digna e de qualidade.