Enviada em: 26/03/2017

Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, a educação tem sido um fator primordial para a  formação da sociedade.Entretanto, é perceptível que embora o número de alunos em centros educacionais seja grande, a qualidade do ensino ainda apresenta dificuldades em alguns setores, tornando assim, determinados segmentos do aprendizado deficitários.Tais ações, evidenciam problemas no sistema educacional vigente, fruto de uma metodologia pouco eficaz voltada para a formação cidadã, assim como uma participação insuficiente da família junto a escola no processo educacional.       É indubitável que a modificação de alguns métodos de ensino possa trazer mudanças significativas para o aproveitamento dos alunos. Essas alterações transitam não só entre as técnicas utilizadas, mas também na formação educacional e humana do aluno. Casos relatados cotidianamente tornam notório que nem sempre esse pilar fundamental para a melhoria do estado apresentado é devidamente instruído, capacitado e respeitado na sua função. Isso torna notório que um dos setores essenciais para a efetivação satisfatória da qualidade do ensino é deixado de lado nesse processo.      Outrossim, o ambiente familiar é fundamental para que a dinâmica na estruturação do ser social seja satisfatória e efetiva. Segundo Durkheim, todos os âmbitos da sociedade estão inter-relacionados, mantendo assim todo o corpo social em coesão e harmonia. De maneira análoga, é possível perceber que a participação ineficaz da família no acompanhamento pode comprometer o processo de preparação de um futuro promissor para a criança e o adolescente. Desse modo, evidencia-se  a importância da presença dos responsáveis como forma de combate à problemática.      Entende-se, portanto, que a participação satisfatória dos educadores e a presença da família na formação educacional é um fator preponderante para um bom aproveitamento aluno em sua construção. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal, aliado à esfera estadual e municipal de poder, deveria desenvolver projetos de capacitação e valorização dos docentes, além de aplicar campanhas de abrangência nacional por meio de redes aberta de televisão como forma de estimulo a participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Dessa forma, com base nas medidas tomada esses problemas serão gradativamente solucionados no país.