Enviada em: 21/03/2017

A problemática no sistema educacional brasileiro é bem ampla.O índice de desistência de alunos-principalmente do ensino médio-é a 3ª maior entre 100 países, com taxa de 23,4% segundo a Pnud(Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento),em maior parte alunos de escola pública,que,com um sistema de ensino falho,e o não acompanhamento dos pais,acabam com deficiência na base das principais disciplinas como português e matemática,desistindo de continuar os estudos por alta taxa de reprovação.   Alunos do ensino fundamental e médio,encontram dificuldade na metodologia de ensino aplicada,pois no Brasil,tem uma baixa aplicabilidade de tecnologia no que tange ao ensino disciplinar das matérias,o seu uso permitiria que o professor criasse uma experiência de aprendizagem mais personalizada,porque prenderia mais a atenção do aluno e aumentaria o acesso a informação de fontes variadas,ficando a critério do aprendiz escolher a que melhor se aplica a seu aprendizado.     Um problema também encontrado,é a falta de apoio e direcionamento para aqueles estudantes que sentem mais facilidade apenas em uma área do conhecimento-como ciências biológicas por exemplo-fechando um "leque" de oportunidades para o aluno,que, não indo bem em outras matérias,acaba frustrado e não podendo trabalhar no campo que tem facilidade,gerando indivíduos que poderiam ser grandes biomédicos ou matemáticos,mas acabam tendo os sonhos interrompidos pelo seu baixo desempenho em outras disciplinas.    Diante do exposto,algumas medidas devem ser tomadas.Por exemplo;o governo deve aplicar investimentos financeiros nas escolas, que possibilitem a compra e o uso de tecnologias para que os estudantes tenham um acesso mais amplo a matéria em forma de áudio e vídeo.A escola pode estimular a leitura através de literaturas obrigatórias mensais,para que o número de analfabetos funcionais seja diminuído,gerando uma sociedade mais inteligente em suas escolhas.