Enviada em: 26/03/2017

O sistema educacional brasileiro baseia-se, fundamentalmente, na ministração de aulas de diversas disciplinas nas escolas, seguidas periodicamente de provas sobre o conteúdo apresentado. A eficácia dessa metodologia é ser posta em dúvida a partir do momento em que se observa o alto grau de desmotivação dos estudantes em relação à vida acadêmica. Existem, principalmente, aspectos familiares e psicológicos envolvidos nessa algidez, que precisam ser avaliados, a fim de redespertar nos jovens o interesse pelo conhecimento.      Muitos estudantes não encontram em casa o apoio necessário quando se trata da vida escolar.  Os responsáveis, por vezes, passam a maior parte do dia trabalhando fora, o que restringe seu tempo hábil para participar da vida acadêmica dos filhos. Apesar dessa ausência não ser proposital, ela pode levar o jovem a desenvolver certa apatia  pelo estudo, visto que esse não desperta o interesse nem mesmo de seus pais.      Na maioria dos colégios, os alunos não são estimulados a descobrir suas áreas de maior afinidade. Eles são obrigados a desenvolver o conteúdo de diversas esferas de conhecimento e obter um grau mínimo de aproveitamento para, então, passarem de ano. Einstein já questionava essa metodologia quando afirmou que "todos são gênios. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em árvores, ele passará sua vida inteira acreditando que é estúpido". Como consequência de um possível fracasso do aluno na escola, o estudo pode virar um assunto mistificado e gerar um desinteresse por parte do jovem, que se acredita, considerando os maus resultados, incapaz de obter o sucesso acadêmico, mesmo em âmbitos que seriam de seu interesse, visto que nem mesmo notas suficientes nessas áreas garantiriam sua aprovação.      Portanto, é necessária uma reação dos responsáveis e das escolas para que seja possível a melhoria desse cenário. Os pais precisam ter maior participação na vida escolar dos filhos, ajudando-os com o dever de casa e acompanhando seu desempenho nas provas, a fim de mostrar que o estudo é algo muito interessante e identificar os pontos que necessitam ser reforçados. As escolas, por sua vez, devem ajudar o aluno a descobrir as áreas de conhecimento com que mais se identifica, para que ele possa, então, se aprofundar nesses aspectos. A melhora de desempenho, que certamente será observada por esse jovem, o fará ganhar um gosto maior pelo estudo, que afetará, certamente, seu desempenho geral como estudante, não limitado àquelas áreas nas quais ele apresenta maior afinidade.