Enviada em: 26/03/2017

Ao longo da história, se fez presente várias maneiras de ensinamento, com início na era primitiva. Mas, na Revolução Francesa, século XVIII, a responsabilidade do Estado com a educação nacional, já se estabelece uma educação democrática, ou seja, gratuita e obrigatória. Logo, no Brasil Contemporâneo, com uma política ineficaz e a ideologia permanente na forma de ensino, faz reverter em uma problemática.     É indubitável que a questão governamental e suas aplicações estejam entre as causas do problema. De acordo com Maquiavel, as leis são fundamentais para o funcionamento da política. De maneira análoga, é possível perceber, a precaridade da educação no país, primeiramente, a forma que o curso de pedagogia é conduzido, de maneira errônea, ou seja, com o objetivo de formar profissionais capacitados só para transmitir conhecimentos. Além do mais, as infraestruturas da maioria das escolas brasileiras ,torna um ambiente inconveniente, ocasionando esvaziamento.    Outrossim, destaca-se a base curricular , que no ensino fundamental tem como mérito ensinar crianças a ler e escrever .Na Europa, de acordo com o PISA ,13% dos estudantes não compreende o que lê, no Brasil esses dados são ainda mais inquietantes. Com base no pensamento do sofista Protágoras, o homem precisa construir o seu conhecimento, ou seja, conduzirem a escolha da disciplina escolar, além de técnicas de aprendizagem por meio da tecnologia , como a maioria dos professores acreditam que isso é uma forma de personificação da edução.    Diante dos argumentos supracitados, pode-se perceber, que a continuidade de um sistema educacional precário é fruto na ineficiência de políticas públicas. A fim de atenuar o problema, o Ministério da Educação deve modificar as diretrizes do curso de pedagogia, voltadas para uma maneira dinâmica de ensino, além de juntamente com as secretarias de cada estado, reformar as escolas e desenvolver projetos educacionais que estejam em interesse aos jovens, por meio da Ágora da Grécia, ou seja , debates, com pais, estudantes e especialistas. Com isso, com base no pensamente do filósofo, Sócrates , a educação e a dedicação são virtudes que formam o caráter.