Enviada em: 29/03/2017

Da teoria à prática      Desde o Iluminismo, já sabemos - ou deveríamos saber - que uma sociedade só progride quando nela exista meios que possam disseminar conhecimento para toda a sociedade. Entretanto, quando se observa as más condições do sistema educacional brasileiro, percebe-se que esse ideal iluminista é verificado na teoria e não desejavelmente na prática.        Em uma primeira abordagem, é importante salientar a falta de recursos públicos para a educação no Brasil. De acordo com o PISA - órgão que avalia o sistema educacional de vários países do mundo - o Brasil continua nas últimas posições do ranking. Isso se dá porque, dentre outros motivos,os investimentos na área ainda continuam muito baixos. Desse modo, atinge diretamente a qualidade do ensino passado pelo professor e, consequentemente no aprendizado adquirido pelo aluno.       Além disso, é importante salientar, a importância do professor no processo educacional brasileiro. De acordo com Claudia Costin, diretora global de Educação do Banco Mundial, o avanço da educação depende da valorização do professor. Pois, em nosso país o professor é visto, por uma parcela significativa da população como uma profissão depreciativa e menosprezada.   Ademais, a participação dos pais no processo pedagógico de seus filhos é de suma importância. No entanto, por fundamentos engajados em grande carga horária, ou pelo famoso discurso de "não ter tempo pra nada", colocam em risco a educação dos mesmos.   Arthur Lewis, economista britânico, afirmou, "educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Dessa forma, cabe ao Governo fazer parcerias com as ONGs, em que elas consigam trazer melhorias, como o turno integral, garantindo um maior tempo de estudos.É imprescindível, além disso, uma maior remuneração dos professores, tornado assim uma profissão mais atrativa na sociedade. A participação da famílias é de suma importâncias no rendimento escolar de seus filhos.