Enviada em: 02/04/2017

Desde a educação na Idade Média com a instalação das primeiras universidades até a atualidade, a educação experimentou várias mudanças e adaptações em todo o mundo. No Brasil, embora já se tenha tomado algumas medidas para melhorar a eficiência educacional,como a reforma do ensino médio, ainda são necessárias medidas para que a educação acompanhe as atualizações tecnológicas que transformam o modo de vida da sociedade.  Uma pesquisa realizada com estudantes, pais e professores nos EUA, mostra que 71% dizem ter tecnologia mais avançada em casa do que na escola. Tal resultado revela que a educação possui métodos de ensino não coerentes ao cotidiano na atualidade e que necessita de utilização de tecnologias de forma inteligente para estimular o interesse dos alunos.  Outrossim, a capacitação dos professores em termo de adaptação às constantes transformações na sociedade e nas tecnologias usadas ainda são quase que inexistentes, além dos baixos salários e as más condições de trabalho presentes na jornada de educadores brasileiros. Ademais, a participação dos pais na vida escolar dos filhos ainda é baixa o que contribui com os altos índices de reprovação ainda altos no país.  Dessa forma, é nítido que medidas são necessárias para resolver essa problemática. Em parceria com o Ministério da Educação, as esferas municipais, estaduais e federais, estimulem o uso de tecnologias viáveis nas escolas e invistam no aperfeiçoamento de professores por meio de oficinas e cursos para que insiram o uso da tecnologia de forma proveitosa nos métodos de ensino. Além disso, os pais precisam ser mais presentes na vida escolar do filho, por meio de atividades simples como ajudar nas tarefas de casa e acompanhar os resultados escolares, a fim de estimular os estudos e mostrar a importância da educação na formação do indivíduo e da sociedade.