Enviada em: 07/04/2017

A educação vem antes do progresso             O progresso civilizatório está ligado diretamente com a educação. Essa ferramenta revolucionou a configuração da sociedade atual, visto que é ponte de acesso do estudante ao mundo do trabalho, além de possibilitar a atuação mais efetiva do cidadão. Entretanto, tais benefícios, diante da defasagem do sistema educacional brasileiro, ficam restritos a maioria da população, tendo essa que conviver em uma infraestrutura escolar insuficiente e sem acessibilidade à todos, pois as alternativas de mudanças permanecem ineficazes.               É importante pontuar, de início, o papel inclusivo que a educação exercer ou tem que exercer na sociedade. O ambiente escolar tem que ser, sobretudo, um ambiente de inserção social de diferentes etnias e raças e, principalmente, dos portadores de necessidades especiais. Contudo, é evidente que uma infraestrutura adequada ainda é um grande desafio para muitas escolas. A falta de investimentos em projetos de melhoria da estrutura escolar, impossibilita muitas pessoas de ingressarem na vida estudantil, principalmente pessoas que possui algum tipo de deficiência física.               É fundamental pontuar, ainda, que a educação surge como um mecanismo transformador da sociedade. Em um contexto de desigualdade, discriminação e crescimento da violência, começar mudanças pela escola não é só importante, mas essencial. Paulo Freire, importante educador e filósofo, já confirmou essa relevância quando afirmou que sem a educação a sociedade não muda. Dessa forma, mudanças no sistema educacional brasileiro faz-se necessário, a fim de sanearmos esses problemas vigentes na contemporaneidade.                 Fica evidente, portanto, a importância da educação no processo de formação do indivíduo na sociedade. Assim, é imprescindível que o Governo invista em projetos de cunho educacional, de modo a diminuir o número de analfabetismo no Brasil, além de articular projetos de melhoria da infraestrutura escolar, garantindo a inclusão e igualdade de todos. Cabe à escola, ainda, a tarefa de buscar crianças e pessoas que encontram-se nas periferias das grandes cidades, atraindo-os por meio de propagandas e anúncios, de modo a erradicar a marginalização de jovens e adolescentes. Ademais, outras medidas devem ser tomadas, mas, como afirmou Oscar Wilde, “o primeiro passo é o mais importante de um homem ou nação”.