Enviada em: 23/04/2017

A questão educacional no Brasil é uma das mais discutidas em nosso País e por esse motivo deve ser avaliada de maneira ampla por toda sociedade. É fundamental, sobretudo, que se localizem tanto as causas relacionadas a essa realidade, quanto as soluções a serem formuladas para a sua superação.  O primeiro impasse que enfrentamos é a falta de conhecimento que é apresentado para o aluno em seu ensino, tanto na escola, quanto em casa. O pesquisador Naércio Menezes comprovou que crianças criadas por pais que tem formação escolar tende a crescer com uma opinião e vontade de estudar diferente de outras que não possuíam essa oportunidade. A participação do responsável na vida escolar de seu filho é de extrema importância para o aumento ou diminuição de seu desempenho. Pesquisas apontam que alunos que passam mais tempos na escola tente a ter um desempenho maior.  Embora muitos não acreditam, o elemento fundamental para nosso ensino acadêmico é o professor. No entanto, em sua formação não lhe é apresentado formas de ensinamento em sala de aula, por esse motivo muitos profissionais bons são acusado de serem ruins. O culpado por esse acontecimento é as faculdades de pedagogia que dificilmente apresenta as técnicas fundamentais para transmitir o seu conhecimento e método. A falta de instrução adaptada em ambas as disciplinas básicas- português e matemática- é prejudicial. O aprendiz tem direito de poder escolher em que área quer atuar, isso só sera possível se o colégio proporcionar todas as matérias, assim o estudante poderá saber em qual ele mais se identificou.  É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que é necessário sim uma mudança no sistema educacional, tal que beneficia não só o aluno, mais também o professor. Portanto para melhor resultado é indispensável a reforma de escolas regulares para integrais, não apenas isso, melhorar o sistema de avaliação também é valida, disponibilizar aulas de reforço e atividade física e proporcionar um ensinamento melhor ao professor em sua graduação, prestar técnicas que possa ser usada em sala de aula, dessa maneira apresentando melhor o sua competência como pedagogo.