Enviada em: 21/04/2017

Dois problemas básico na educação brasileira    Há dois problemas na educação brasileira que devem ser corrigidos imediatamente. O primeiro é a respeito da qualidade do ensino dos alunos, e o segundo é sobre a amplitude das disciplinas e do conteúdo ensinado.     Hoje no Brasil, os professores do ensino primário e médio, já vem com deficit de formação do ensino superior, que não prepara corretamente uma pessoa para ser um profissional da educação. Estudos mostram que no Brasil, mais de 50% dos universitários são analfabetos funcionais, e uma parcela desses, serão professores. A melhora do ensino universitário e até mesmo os requisitos intelectuais para se entrar em uma universidade deveriam ser mais elevados para poder sanar essa taxa altíssima de pessoas com diplomas e incapazes tanto de ler um texto, quanto de ensinar corretamente. Com professores bem capacitados e estudados no assunto, a qualidade do ensino seria muito melhor.    Se os professores dessem a devida importância à amplitude das disciplinas ensinadas, ou seja, dar valor a diferentes pontos de vista. Quando se ensinar história, mostrar todos os lados da histórias, pontos de vista diferentes, diferentes historiadores. Na parte de letras, deve ser retirado o preconceito com as grandes obras da literatura universal, deve se incentivar os alunos a lerem Homero, Shakspeare, Balzac, Dostoievski e muitos outros, e não somente autores brasileiros e portugueses. Essa amplitude, expande o horizonte de pensamento do aluno, contribuindo para melhorar o conhecimento específico da disciplina, como pode auxiliar na escolha de uma futura profissão.    Um aluno que tenha sido ensinado corretamente a ler, escrever, e fazer as operações básicas de matemática no primário, acrescentado de um conhecimento, vasto e profundo até certo ponto nas áreas de português, matemática, ciências e humanas, provavelmente sera uma pessoa mais capacitada e decidida para lidar com a vida adulta, e contribuir para o país.