Enviada em: 07/06/2017

Coexistência Social       Karl Marx, pensador alemão, acredita que os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem suas existências em grupo. Nessa lógica, torna-se pontual compreender os caminhos que levam o crescimento da educação no país atual. Isso significa que o avanço tecnológico implantado nas escolas e um ensino de qualidade para a rede pública contribuem para o avanço do sistema educacional.             Em primeira análise do problema, observa-se que a cada ano que passa a tecnologia tem tomado rumos melhores, a qual de maneira adequada, é um fator crucial para o desenvolvimento estudantil, pois abre formas de diversificar o modo de dar aula e envolver o aluno com o ensino. Essa questão é pertinente, uma vez que a tecnologia não está presente em muitas escolas, sendo preocupante, porque pode acarretar atraso no almejado progresso educacional. É indiscutível, então, que haja incremento desses meios para que o ensino tenha rumos crescentes.       Outra razão fundamental para a consolidação desse tipo de pesamento, é o fato de que, no Brasil, é notória a carência de estudos de qualidade nas redes públicas devido à falta de assistencialismo do       Governo quanto a verba e de alguns professores que não se importam com o entendimento dos alunos à matéria. Nesse caso, o equívoco ocorre no erro de se acreditar que o problema sempre está no desinteresse do aluno, todavia, sabe-se que não se pode defender isso pois há demasiadas razões para não ocorrer melhora na educação. Diante desse quadro, não se pode adiar o investimento estrutural e educacional nas instituições.       Portanto, o posicionamento assumido nessa discussão demanda duas medidas pontuais. A princípio, o Governo Federal deve estabelecer como meta aumentar a quantidade de computadores, criar mais salas de informática, obter o bom uso do celular nas salas de aula, com objetivo de avançar o aprendizado envolvendo-o com a tecnologia. A outra ação precisa ser fomentada pelo Governo Municipal, no sentido de intensificar a presença de bons materiais e de bons professores nas escolas públicas locais, a fim de que melhore o sistema educacional. Com esses direcionamentos, a sociedade, como advoga Marx, irá coexistir com um ensino melhor no país, para o bem estar social.