Enviada em: 22/07/2017

Desde as discussões nos mosteiros da Idade Média até os ensejos do Iluminismo, o ensino já era opção para alguns devido ao seu poder de revolução social. Trazendo essa realidade para o Brasil, a sociedade atual convive com a problemática dos investimentos que devem acontecer no atual sistema educacional. Nessa perspectiva, é urgente considerar a falta de valorização aos professores e a baixa qualidade da educação. De início, convém analisar a forma como os profissionais da área educacional são desvalorizados. Em um país no qual ser professor é considerado algo estressante e pouco valorizado, muitos profissionais acabam perdendo o gosto pela profissão. Consequentemente, parte destes acaba abandonando ou executando sua função de qualquer forma, deixando de lado o seu cargo de ensinar. Além disso, destaca-se a pouca qualidade do sistema educacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 97% das crianças brasileiras tem acesso às escolas, e apenas 8% dessas pessoas são consideradas plenamente capazes de entender e se expressar por meio de letras e números. Uma vez que, alunos que cursam o ensino médio e fundamental e mesmo assim saem com uma base bastante restrita de alfabetização, é notável que melhorias precisem ser inseridas. Com a finalidade de realizar os investimentos que devem acontecer na educação brasileira, é dever, portanto, do Ministério da Educação agir com eficiência. Este precisa acompanhar o ensino e investir tanto na melhoria das escolas oferecidas à população, como na valorização dos professores que atuam nas salas de aula. Afinal, com a realização dos processos mencionados, o país começará a viver uma verdadeira revolução no seu sistema educacional.