Enviada em: 28/08/2017

Saber pitagórico    A Constituição Federal de 1988 prevê, no Artigo 205, que é dever do Estado garantir educação de qualidade a todos. Contudo, observa-se, no Brasil hodierno, que isso ainda é uma utopia, pois o sistema educacional público é sofrível e carece de medidas que garantam a sua melhora. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como a falta de estímulo aos alunos e o uso equivocado de métodos de ensino.      Mormente, é indubitável que a maioria dos discentes da rede pública desconhecem a importância do estudo além dos períodos de aula. De acordo com Pitágoras, filósofo e matemático grego, a aquisição de conhecimento é um processo difícil e contínuo. De maneira análoga, vê-se que esse não é um fato difundido entre os educandos, muitos acreditam veemente que as rasas exposições em sala, por vezes aliada a professores despreparados, são suficientes para agregar conteúdo. Dessa forma, são criados, desde as séries iniciais, alunos alheios à pesquisa e desconhecedores do próprio potencial de aprendizagem.      Ademais, é importante ressaltar que muitas escolas adotam estratégias educativas incoerentes ao estágio de desenvolvimento dos alunos, acentuando o problema. Para Paulo Freire, educador brasileiro, docentes e discentes devem ocupar, na instituição, posições iguais; haja vista que, ao aumentar o vínculo entre as partes o processo de alfabetização se tornará mais fácil. Entretanto, as instituições de ensino tendem a adotar essa filosofia para as séries subsequentes, isso, em mentes confusas e em formação, elimina a autoridade do professor como pesquisador e influenciador de atitudes. Por conseguinte, aumenta-se o desprezo do aluno pelo conhecimento e pelo próprio mestre, que é tido por muitos como o estorvo das aulas.      Em virtude dos fatos mencionados, entende-se que a atenuação do quadro dar-se-á com medidas simples de caráter civil e estatal. Em primeiro lugar, é imprescindível que os professores incentivem e demonstrem a importância do estudo fora da escola, isso pode ser feito com maior rigidez nas avaliações, assim o estudante saberá, de fato, o que deve aprender. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação disponibilizar aos educadores, cursos gratuitos, onde as técnicas de ensino sejam trabalhadas e abordadas profundamente, para que assim haja o resgate da notável posição do docente. Destarte, poder-se-á afirmar que o Brasil oferece os mecanismo necessários à mitigação dessa problemática e os direitos previstos na Carta Magna sejam, efetivamente, garantidos.