Enviada em: 01/09/2018

De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade e, consequentemente, o alcance de sua maioridade intelectual, isto é, capacidade de exercer seu intelecto de forma autônoma. Entretanto, observa-se no Brasil que uma grande parcela da população possui dificuldades em atingir a maioridade Kantiana, visto que possuem dificuldades em interpretar textos simples, caracterizando o fenômeno do analfabetismo funcional. Nesse viés, é imprescindível conhecer suas causas, bem como refletir sobre medidas que atenuem o problema, a fim de formar cidadãos intelectualmente esclarecidos.   É importante pontuar, de início, que a educação é um direito de todo cidadão, garantido pela Constituição de 1988. Contudo, o sistema educacional brasileiro mostra-se falho na alfabetização efetiva de seus cidadãos, uma vez que, muitos daqueles que sabem ler e escrever apresentam ainda grandes dificuldades em interpretar e redigir textos simples ainda na fase adulta. Soma-se a isso o fato de que poucas escolas públicas possuem estrutura para auxiliar na alfabetização dos alunos externamente às salas de aula, como bibliotecas e salas de leitura. Isso é evidenciado por pesquisas do Instituto Paulo Montenegro que apontam 27% dos universitários como analfabetos funcionais. Desse modo, a situação torna-se  cada vez mais alarmante, já que a educação básica é um dos pilares para a formação de cidadãos esclarecidos.   Outrossim, é importante destacar que não só a escola é responsável pela formação educacional, sendo a família imprescindível no auxílio da alfabetização efetiva de crianças e jovens. Entretanto, a falta de incentivo à leitura  e à prática de interpretação de textos também por parte dos responsáveis é uma das principais causas do agravamento do problema, construindo, assim, uma geração analfabeta em simples questões, acarretando problemas em relações interpessoais e convivência em sociedade.    Frente ao exposto, fica evidente a necessidade de se combater o analfabetismo funcional no país. Para isso, é de extrema importância que o Governo Federal, por meio de uma maior destinação de verbas, invista em infraestrutura nas escolas por meio da criação de bibliotecas e implementação de oficinas semanais de leitura e interpretação de textos, além de conceder subsídios a alunos de escolas públicas para a compra de livros, a fim de tornar a alfabetização mais eficiente. Ademais, o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, deve promover campanhas com o intuito de conscientizar os responsáveis a cerca da importância do incentivo à leitura mesmo fora do ambiente escolar. Desse modo,  poder-se-á atingir o Esclarecimento Kantiano na sociedade brasileira.