Enviada em: 01/07/2018

Em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o defunto-autor de Machado de Assis enuncia em seu último capítulo, "Das Negativas", que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Quiçá, hoje ele percebesse o quão acertado de sua decisão, uma vez que o analfabetismo funcional ainda persiste intrinsecamente a realidade brasileira. Com isso, surge a necessidade de alternativas que visem reduzir essa problemática, em especial por meio da educação. É importante pontuar, de início, que o analfabetismo funcional consiste na incapacidade do cidadão em compreender um texto simples, pois ele só consegue codificar frases isoladas ou palavras. Nesse contexto, segundo o jornal da Record, o porcentual negativo de pessoas alfabetizadas é preocupante, haja visto que a metade da população entre quinze a sessenta e quatro anos são compatíveis a categoria de analfabeto funcional. Sob o mesmo ponto de vista, é possível comparar que a maior parte da parcela de analfabetos funcionais é por consequente do sistema de progressão continua adotada em 1996,por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) , em que o aluno deve desenvolver não só habilidades como também competências até o fechamento do ciclo, assim, de acordo com o especialista Dr. José Eduardo Oliveira os estudantes ficam mais suscetíveis a queda de aprendizagem. Convém ressaltar ainda, que as consequências do analfabetismo funcional podem chegar a proporções consideráveis para a sociedade brasileira, uma vez que em virtude da falta de compreensão de artigos jornalísticos ou de textos simples do cotidiano podem torna-se difícil a vida desses cidadãos. No entanto, isso somente é ponta do iceberg, visto que eles tornam-se mais vulneráveis a manipulação e alienação , principalmente por só depender dos meios audiovisuais ( rádio e televisão) , a qual é facilmente manipuláveis. Dessa forma, sem capacidade suficiente para discernir a realidade da informação apresentada essas pessoas podem cair no conto da Raposa principalmente na época eleitoral, prova disso são os frequentes casos de pessoas que são persuadidas as falsas promessas eleitorais . Infere-se, portanto, que o analfabetismo funcional é um mal, a qual faz-se necessário alternativas para ir contra esse problema que assola a sociedade brasileira. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação, por meio de incentivos estudantis ampliar o projeto Educação para Todos (EPT) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de diminuir o porcentual de analfabetos funcionais e por consequente também diminuir vitímas de manipulação e alienação. Logo, poder-se-á transformar o Brasil positivamente, na qual Brás Cubas pudesse se orgulhar e por consequente transmitir o seu legado.