Enviada em: 02/10/2018

De acordo com Kant, principal filósofo da era moderna,  o esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade e, consequentemente, o alcance de sua maioridade intelectual, ou seja, total capacidade de desenvolver seu intelecto por completo. Contudo, observa-se no Brasil que uma parte da população dispões de certa dificuldade para atingir a maioridade kantiana.  Nesse viés, é imprescindível conhecer suas causas, bem como refletir sobre medidas que atenuem a problemática, afim de formar cidadãos intelectualmente esclarecidos.   A priori, é importante ressaltar que a educação é um direito do cidadão, garantido na constituição de 1988. Entretanto, a educação brasileira apresenta falhas, que resulta na formação de indivíduos com analfabetismo funcional, isto é, são incapazes de fazerem interpretação de textos, ou até, contas simples de matemática.  Convém ressaltar que a desigualdade social é o maior problema para o numero de analfabetismo funcional. Isso ocorre porque no país os jovens desistem de estudar para poder trabalhar e assim, ter como alimentar-se. O fato do abandono escolar reflete diretamente no intelecto incompleto do individuo.    Ademais, o total descaso governamental com a educação contribui para falha educacional no Brasil. Isso acontece porque as escolas apresentam péssimas estruturas, como cadeiras quebradas e baixa capacitação dos professores. Assim, é notório um maior número de evasão escolar, surgindo até a desistência do educando.     Enxerga-se, portanto, a necessidade de resolver a problemática do analfabetismo funcional no Brasil. É de suma importância que os Governos Estatais juntamente com o Ministério da Educação invistam mais nas escolas e nas capacitações dos docentes. Deve promover, também, palestras que gerem maior inclusão dos educandos nas escolas, priorizando uma educação mais dinâmica. O Ministério do desenvolvimento  deve criar programas que combata a desigualdade social, por meio da distribuição de renda.