Enviada em: 28/10/2018

Paulo Freire,educador e pedagogo brasileiro,defende o ensino como forma de despertar o senso crítico do aluno e,dessa maneira,buscar a ampliação de sua consciência social e atingir sua autonomia.Contudo,observa-se que a baixa qualidade da educação pública e a falta de valorização dos estudos tem contribuído para o aumento do analfabetismo funcional no Brasil.Essa situação é preocupante,haja vista que colabora para o desenvolvimento de cidadãos que não sabem seus direitos e para o crescimento da vulnerabilidade social.       Nesse contexto,é importante salientar que,de acordo com filósofo e educador Mario Sergio Cortella,as condições oferecidas pelas escolas excluem os estudantes do processo de aprendizagem.À vista disso,nota-se o precário ensino público no Brasil,com professores desvalorizados e,dessa forma,sem motivação para dar o conteúdo da melhor maneira aos alunos,contribuindo para a formação de alunos que conseguem ler,mas não sabem interpretar.Além disso,é notório a desigualdade entre a educação pública e a privada,fazendo assim com que os alunos das escolas do governo não se sintam estimulados a aprender,pois o ensino já foi estereotipado como ruim.Desse modo,esse fato é alarmante,visto que compromete o desenvolvimento do cidadão que por não saber interpretar texto,não tem uma consciência social dos seus direitos,ficando à margem da sociedade.        Com efeito,é necessário destacar que ,segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman,a sociedade vivem em tempos de modernidade líquida,na qual caracteriza-se pela incapacidade de manter a forma,tudo é temporário.Em vista disso,por valorizar mais o presente,os jovens não pensam no futuro e ,dessa forma,não reconhece os estudos como algo importante,tendo assim uma formação precária,tornando-se um analfabeto funcional.Essa situação é grave,pois com o ensino escolar insuficiente ,ou seja,não sabendo entender textos,é difícil para esse setor conseguir bons empregos,aumentando a vulnerabilidade social.          Destarte,urge uma atitude do Ministério da Educação,valorizando os professores e motivem os alunos,por meio do aumento salarial dos educadores,cursos de capacitação nas universidades para lidar com o analfabetismo funcional e,ainda,investimento na infraestrutura das escolas,dando um ambiente escolar motivador para os alunos e atenuando as causas e consequências dessa problemática.Às instituições de ensino em conjunto com a família cabe a função de instruir o aluno,fazendo-o compreender a importância dos estudos e o estimulando a aprender,com o fito de que os jovens se desenvolvam por completo.