Enviada em: 01/11/2018

Parafraseando Paulo Freire,educador, o ensinar só é efetivo quando a partir do mesmo é possível novas criações e aplicações.Contudo,atualmente no Brasil,uma grande porcentagem da população é incapaz de compreender o que é lido,o que compromete a aplicação do conhecimento em suas vidas e novas construções do saber. Diante disso,analisar o atual contexto é fundamental para que soluções sejam tomadas,afim de dizimar a problemática.  É de consenso geral, que as precárias infraestruturas escolares são um empecilho na vida acadêmica.Segundo a notícia do jornal ''Estadão'',apenas 4,5% das escolas possuem todos itens necessários de infraestrutura previsto em lei,a falta de ventiladores,carteiras e até mesmo lousas impactam diretamente no aprendizado,que se torna deficitário.  Ainda nessa perspectiva,consoante o pensamento do filósofo Émile Durkheim,a sociedade assemelha-se a um corpo social,no qual,para aque haja harmônia geral e bem estar,todas as partes precisam estar em seu pleno funcionamento.Nessa perspectiva,para que haja o bem estar geral na sociedade brasileira,necessita-se de um ambiente escolar propício para efetivar o aprendizado.  Vale ainda ressaltar,que o currículo escolar brasileiro está desatualizado sendo um modelo do século XIX.Por conseguinte,a falta de materiais diversificados e tecnologia,desestimulam os jovens que não visualizam a importância do que está sendo ensinado e sua aplicabilidade no mercado de trabalho,os afastando,assim, do meio escolar,gerando a evasão.  Dessarte,o governo federal deve disponibilizar verba  ao Fundeb,e estipular prazos,com fiscalização do ministério público,para que os governos estaduais insiram recursos básicos e de lazer nas escolas,aprimorando,assim o aprendizado.Ademais o MEC deve elaborar um novo currículo atualizado com tecnologia e pesquisas através de aplicações práticas do que for ensinado visando o mercado de trabalho,para que assim, o saber seja efetivo e dê asas.