Enviada em: 31/10/2018

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal Dos direitos Humanos, assegura a todo cidadão o direto à uma educação de qualidade e ao bem estar social.No entanto, a grande incidência de pessoas analfabetas funcionais -incapazes de compreender texto simples- evidencia que este direito não realiza-se de forma exemplar na sociedade.Neste contexto, não há duvidas de que esta problemática é um desafio no Brasil, o qual ocorre devido não só a incapacitação dos docentes, mas também ao uso da ferramente de ensino ser ultrapassada.     É axiomático que a má qualificação dos educadores brasileiros esta entre as causas do entrave.Segundo o site administradores, 70% das pessoas que possuem nível superior, não demonstra competência na leitura e na produção de textos.    Consequentemente, no âmbito dos docentes, elas se tornaram profissionais incapacitados de lecionar de modo eficiente para que os estudantes consigam absorver o conteúdo, tornando-se alunos impossibilitados de dominar atividades primordiais,como a de interpretar um texto ou calcular operações básicas. De mesmo modo,o ensino empregado pelas escolas encontra-se ultrapassado.Segundo o filósofo Platão " O conhecimento imposto a força não pode permanecer na alma por muito tempo" , por isso é mister que ocorra mudanças no ensino ao qual emprega métodos de docência forçados e por repetição pois,esta conduta gera um desinteresse do aluno na aprendizagem,contribuindo para a permanecia do problema.    Portanto, medidas são necessárias para resolver este entrave.O Ministério da Educação - orgão responsável por formular e avaliar a politica nacional da educação- deve realizar uma reforma na educação das escolas públicas, por meio de incentivos na capacitação dos docentes bem como na atualização dos métodos educacionais, instigando o aluno a se tornar autodidata, a fim de promover uma melhora na educação para os jovens. Dessa forma. o Brasil poderá reduzir o número de analfabetos funcionais na sociedade de modo geral.