Enviada em: 11/03/2019

Promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, a Constituição da República Federativa do Brasil assegura a todos os brasileiros o direito à educação e ao bem-estar social. No entanto, o alto índice de analfabetos funcionais no Brasil e a aceitação do pouco conhecimento, impossibilita que essa parcela da população não usufrua desse direito constitucional na prática. Nesse sentido, esse desafio deve ser superado imediatamente para que haja uma resolução dessa inercial problemática.                  A educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país. Atualmente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria indubitavelmente racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o contrário e o resultado dessa discordância é claramente refletido na quantidade alarmante de pessoas com essa incapacidade de compreender textos simples. Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), em 2015, quase 30% da população entre 15 e 64 anos são considerados analfabetos funcionais. Diante do exposto, é evidente que há uma falha interna com a educação dos brasileiros por parte do governo.               Faz-se mister, ainda, salientar que para grande parte da população brasileira, o diploma de um determinado nível de escolaridade é suficiente para o desenvolvimento pessoal. De acordo com Immanuel Kant, filósofo prussiano, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele.". Diante de tal contexto, evidenciar que, somente 70% da população é considerada funcionalmente alfabetizada, é um problema que afeta diretamente o desenvolvimento social do país e a Constituição Brasileira, negligenciando assim, esse direito da população.             Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas visando o desenvolvimento do Brasil. Dessa forma, urge que o Ministério da Educação, faça mudanças no ensino dos brasileiros, por meio de uma alteração na metodologia, estimulando a interpretação e o raciocínio, tendo a finalidade de verificar imediatamente o quanto determinado conteúdo vai ter influência em sua vida. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhoria na condição educacional do país.