Enviada em: 25/03/2019

Segundo Kant, "A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem.", ainda segundo ele, "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." ou seja, a educação é de extrema importância para a formação do homem. Estabelecida pela Constituição Brasileira de 1988, a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, para que, assim, possa ser formados indivíduos capazes de exercer a cidadania e serem aptos ao mercado de trabalho. Entretanto, mesmo sendo algo determinado por lei, não é devidamente tratada, devido ao Ensino Básico de baixa qualidade e ausência de campanhas de incentivo à leitura.      Primeiramente, é preciso analisar a baixa qualidade do Ensino Básico das escolas públicas brasileiras, pouco é investido em materiais didáticos e professores qualificados. Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), apenas sete entre dez brasileiros entre 15 e 64 anos podem ser considerados Funcionalmente Alfabetizados conforme o INAF (2001 - 2018) e 29% são considerados Analfabetos Funcionais. Há um baixo investimento no letramento desde o ensino fundamental, que acarreta assim, problemas futuros ao aluno.       Também se faz necessário perceber que há uma ausência de incentivos à leitura. A pratica desse hábito desenvolve o pensamento crítico, a criatividade e a interpretação dos fatos. Porém, o hábito dos pais lerem com os filhos é algo incomum nas famílias brasileiras, pois os mesmos, deixam essa tarefa para a escola, mas, há nas instituições o problema estrutural, a falta de bibliotecas e poucos professores. Outro problema é a falta de bibliotecas públicas no Brasil, há, em média, 1 biblioteca para cada 33 mil habitantes de acordo com Ministério da Cultura.           Sendo assim, torna-se inegável o fato de que o Ministério da Educação deve investir em métodos que priorizem o letramento desde o ensino fundamental, além de investir em bibliotecas públicas para que haja um maior incentivo em relação à leitura. Cabe ainda, aos pais e professores, incentivarem o hábito da leitura, criando horários específicos para ler e se empenhar mais na alfabetização das crianças, assim, poderão ser formados indivíduos propriamente formados.