Enviada em: 16/03/2019

Ler? Não quero!   A qualidade do ensino nas escolas caindo, o nível de analfabetismo subindo e os pais se distanciando da vida escolar dos filhos. Enquanto isso, profissionais mal preparados estão se formando.   Muitos pais não incentivam os filhos a estudar, deixando essa responsabilidade apenas com a escola, que, devido sua carência financeira e de métodos, não consegue excelentes resultados com todos os alunos, que crescem lendo e interpretando somente o básico.   Outro fator agravante nos casos de analfabetismo funcional é a leitura forçada, onde um aluno, que não tem o hábito de ler, é obrigado pelo professor a ler livros, principalmente clássicos, que não quer, fazendo com que esse aluno crie certo repúdio e desgosto pela leitura, lendo apenas por obrigação, sem apreciar e entender de fato o que está sendo lido.   Visando a redução dos analfabetos funcionais, é dever dos pais acompanhar a vida escolar dos filhos, mostrando a importância da leitura e dos estudos. Já os professores podem procurar novas formas de incentivo à leitura, sem forçar, começando por livros de fácil entendimento, tornando a leitura prazerosa e não algo ruim. Por fim, cabe ao Ministério da Educação desenvolver melhores métodos de ensino nas escolas de base, para que se tenha melhores profissionais no futuro.