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Enviada em: 14/03/2019

Atenas, cidade na qual só podiam exercer papel político aqueles que eram cidadãos atenienses, homens e maiores de 21 anos - excluindo mulheres, estrangeiros e analfabetos. Ainda que a educação tenha evoluído, ter um diploma não significa o nível de conhecimento, nem capacidade de compreender assuntos simplórios.   O analfabetismo funcional se caracteriza pela dificuldade de desenvolver certas atividades, como interpretar textos, escrever e fazer operações numéricas simples - apesar de conhecer letras e números. Essa incapacidade é fortalecida pela falta de incentivo da leitura tanto das escolas quanto da família. Ter a tecnologia de fácil acesso atualmente, é um obstáculo para o interesse aos livros, uma vez que essa oferece coisas de maior interesse; como vídeos, filmes, jogos, músicas.   Preconceito, exclusão, dificuldade na comunicação são pilares que suportam o analfabetismo funcional, sendo que esses podem afetar o desenvolvimento pessoal, profissional e social de um indivíduo. A existência das faculdades à distância (EAD) trouxe a inclusão dessas pessoas no ensino superior, a qual oferece inúmeras alternativas para a educação personalizada, alcançando diversos lugares.   Portanto, ter um leque de opções para se ter educação é importante, para aqueles que não se adequam ao modelo tradicional, proporcionando mecanismos que alcancem a maioria. O incentivo à leitura, utilizando, se necessário, a tecnologia como forma de cativar as pessoas.