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Enviada em: 19/03/2019

A Constituição brasileira, denota direitos medulares à sua nação, abrangendo com eficiência todas as esferas sociais. No entanto, as diferentes gestões, introduziu a educação básica em um cenário de colapso com métodos alfabetizantes ultrapassados. Dessa forma, tal revés manifesta a ineficiência metodológica do sistema educacional, acrescido da ausência do acesso e incentivo á leitura, influenciando diretamente no resultado negativos ao aluno.     Como primeira constatação ver-se que as diferentes formas de analfabetismo não só existem como também vem crescendo a cada dia. Logo é preciso ir em busca das causas dessa questão, então de maneira mais explicita emerge a falha estrutural na aprendizagem escolar no Brasil. Visto que, isso acontece, princialmente, em virtude da inexistência de uma gestão pedagógica qualificada para auxilio e acompanhamento escolar, assim como a escassez de materiais didáticos para os professores aplicarem métodos alternativos na instrução do conteúdo, e entendimento do discente. Esses fatorem atuam em um fluxo continuo e favorecem na formação de um problema social cada vez maior.     Outro ponto que merece atenção é o desábito da leitura, que nesse contexto infere com efeito maléfico à problemática. Destarte, essa situação ocorre devido à dificuldade no acesso a esse tipo de cultura, uma vez que não há estimulo tal costume vai definhando até sumir, exprimindo, analogamente a teoria Lamarckista do Uso e Desuso, resultando na dificuldade no entendimento e na produção textual do indivíduo em diversos níveis educacionais. Exemplo isso pode ser encontrado nas informações divulgadas pelas mídias gerais como a pesquisa realizada em 2015 pelo Instituto Pró-Livro onde constatou que 44% da população não lê e 30% nunca comprara um livro.     Nessa conjuntura, portanto, o Ministério da Educação deverá adotar um plano de ação junto a uma bancada pedagógica, a fim de rever as estrategias educativas em âmbito nacional e posteriormente auxiliar aos docentes por meios de cursos com pedagogos e psicologismo na busca por uma melhor conduta na sala de aula. Assim como, também, as mídias televisivas abestas devem incentivar a leitura através de propagandas e programações que atendam a toda faixa etária, mostrando a importância da leitura na vida acadêmica e pessoal dos indivíduos para desse modo desfazer esse entrave social, pois segundo Epicteto "só a educação liberta".