Enviada em: 15/03/2019

De acordo com os dados divulgados pelo CENSO de 2010, 1 em cada 4 brasileiros são analfabetos funcionais. Esse termo é caracterizado pela incapacidade de alguns indivíduos em interpretar textos, realizar operações simples de matemática ou terem pouca habilidade de leitura, mesmo que sejam indivíduos escolarizados. Com isso, contata-se que a taxa de analfabetos funcionais, no Brasil, é muito alta e por isso o país enfrenta desafios para que essa taxa seja amenizada. Acredita-se que os principais fatores para a presença desses indivíduos com dificuldades educacionais, seja afetada pela era tecnológica vivida e a falta de influência e incentivo aos jovens e adolescentes.   A princípio, sabe-se que o mundo todo tem vivido uma era tecnológica cada vez mais intensa e avançada, na qual crianças e adolescentes já são apresentados as diversas tecnologias como celulares, tablets, televisão, entre outros. Com isso, acredita-se que a população tem ficado cada vez mais preguiçosa, devido as respostas rápidas de um smartphone, e dependente dos aparelhos tecnológicos. A partir dessa análise é possível visualizar os prejuízos que a tecnologia traz quando usada de forma exagerada, leva a comodidade de crianças e adolescentes, que estão na fase mais importante de aprendizado, restringindo suas habilidades de interpretarem e pensarem por conta própria.   Além disso, de acordo com o pensamento de Durkheim: ''A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta'', com isso Durkheim acreditava que a sociedade é beneficiada pelo processo de educação, a partir dele o ser humano se descobre, constrói seus pensamentos e ideologias, forma suas opiniões e normas, entre outras diversas construções essenciais para a formação de um indivíduo. No entanto, para que essas descobertas sejam realizadas, é necessário que a população adulta incentive e motive a população jovem para que despertem neles o interesse ao ler, ao pesquisar, explorar o mundo, entre outras atividades que os influenciarão no futuro.   Portanto, de acordo com os fatos levantados, é perceptível a necessidade de mudanças para que o índice de analfabetismo funcional diminua. É primordial a atuação do Ministério da Educação nas instituições de ensino de rede pública e privada, desde os anos iniciais, com realizações de letramento em crianças e atividades educacionais a fim de incentivá-las às práticas de escrita. E para jovens e adolescentes, é essencial movimentos com o intuito de influência-los à prática da leitura, desenvolver sendo crítico, estimular a habilidade de interpretação de texto, entre outros. Assim, além de melhorar a educação do país, os índices de analfabetismo funcional diminuirá e consequentemente, fornecerá uma população adulta mais madura e crítica para o futuro.