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Enviada em: 16/03/2019

Chegando ao século XXI, os altos níveis de analfabetos funcionais na sociedade brasileira não foram resolvidos. Segundo a prova ABC, mais da metade dos alunos concluintes do Ensino Médio saem da escola com aprendizagem inferior ao esperado, pois existem alunos imersos em grande pobreza e, além do mais a aprendizagem é deficitária no ensino fundamental II.   Ninguém desconhece que os índices de escolaridade é inferiores entre aqueles que possuem renda baixa, visto que muitos tendem a ter dificuldades em obterem material escolar, boa alimentação, aspectos que quando não apropriados interferem na aprendizagem. Além de grande conflito a qual as crianças são inseridas, estudar ou trabalhar, muitos optam em largar as escolas para trabalhar ajudar nas finanças da casa.  Além disso, nesses últimos anos, tem-se assistido com preocupação o déficit da educação no fundamental II. Nos anos que antecedem esse nível escolar é visto uma maior atenção ao aluno o que possibilita ao professor entender aquilo o que o aluno tem de melhor e o que tem a melhorar. Tal virtude cai quando esse aluno é lançado a um contexto diferente a esse, onde ele vai encarar vários conteúdos e professores, estes agora sem mais tempo para entender o aluno.   Em virtude dos fatos mencionados, fica evidente a problemática do analfabeto funcional no Brasil. Tornando assim evidente a importância do Ministério da Educação e do Programa Toda Criança na Escola garantindo a esses jovens uma melhor condição de estudo. Ainda cabe a mídia o papel de promover campanhas publicitárias a fim de inserir essas crianças que trabalham novamente ao meio educacional.