Materiais:
Enviada em: 16/03/2019

No ensino superior,38% dos alunos não dominam habilidades básicas de leitura e escrita,segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional,Instituto Paulo Montenegro.Isso se dá devido à precária infraestrutura das instituições públicas,uma vez que unidades de ensino não possuem espaços adequados para a leitura e consequentemente inúmeros estudantes acabam saindo das escolas sem saber interpretar textos simples.Portanto,a baixa qualidade do sistema de educação comunitário do país e a falta de leitura do povo brasileiro causam esse impasse.     Em princípio,essa precária qualidade de educação e a escassez de locais adequados para a leitura acarretam incontáveis problemas.Visto que,alunos de diversas idades acabam não desenvolvendo o senso crítico e posteriormente não conseguem trabalhar com vários assuntos ou livros do cotidiano e consequentemente,muitos,possuem dificuldades em concorrer vagas no ensino superior ou em concursos públicos de sua cidade.De Acordo com O Globo Sociedade,65% das instituições brasileiras não possuem bibliotecas,em função disso,nota-se o descaso do Estado com os estudantes e professores,uma vez que sem locais adequados de leitura,não muitos estímulos aos alunos a ler um livro ou texto.       Além disso,o precário incentivo com a leitura também ocasiona o agravamento do analfabetismo funcional.Dado que incontáveis crianças não tem interesse em ler ou resolver questões básicas de matemática,já que a maioria das escolas não cobram dos alunos ler livros e também não há estímulo à eles e consequentemente os desafios de diminuir o analfabetismo no Brasil aumentam.Sendo assim,para superar esses impasses é necessário a indução dos jovens a executarem leituras técnicas de textos desde a infância por meio de brincadeiras entre eles,aliado ao desenvolvimento crítico do que foi lido.     Dessa forma,é indispensável que o Ministério da Educação em parceria com o Estado,desenvolva espaços de leitura para os adolescentes.Com isso,o MEC deve elaborar projetos em salas de aulas que por meio de brincadeiras incentivem os alunos a possuírem interesses em ler livros e textos,além de resolver questões simples de matemática,para que no futuro esses jovens cresçam com o senso crítico.Ademais,o Estado deve investir em bibliotecas nas escolas para que os estudantes possam desenvolver hábitos em ler e com isso dando ao ensino nas escolas públicas uma qualidade melhor e estudantes mais qualificados para o futuro.