Enviada em: 17/03/2019

No período medieval da História, somente o clero e os nobres detinham o direito de serem alfabetizados. Desse modo, fica clara a relação entre os mecanismos de dominação e a falta de leitura das classes mais pobres que, neste caso, eram os servos. Em paralelo, observa-se que o analfabetismo funcional no Brasil, segue o mesmo padrão, mesmo sem regra definida: é mais comum nas classes mais pobres, além disso, existe hoje, a relação do jovem com a enorme popularização dos celulares e computadores.     Em primeiro plano, é importante ressaltar a função da leitura e escrita como fator de ascensão social, já que a maioria dos empregos atuais de melhor remuneração, regem pela especialização do funcionário. Em concordância, Carolina Maria de Jesus, no seu livro "Quarto de Despejo", escreve sobre como é a vida na favela do Canindé, enfatiza a importância da escrita em sua vida e como é rara a alfabetização em seu contexto. A partir disso, é fácil observar como o analfabetismo funcional implica diretamente na situação social dos indivíduos e vice-versa.     Em segundo plano, é notória a mudança dos hábitos de leitura após o surgimento de imensa quantidade de jogos virtuais, filmes, redes sociais e aplicativos, em geral. Dado que as informações chegam ao telespectador ou usuário de forma mais rápida e concisa, sem exigir muito raciocínio. Ademais, segundo a Inaf, analfabetos funcionais são altamente adeptos às redes sociais, principalmente ao WhatsApp. No entanto, possuem barreiras em relação a checar a veracidade das informações recebidas.     Sintetiza-se a suma importância da proficiência dos indivíduos nas suas relações sociais. Para atenuação da problematização exposta, o Governo Federal em conjunto ao Ministério da Educação devem direcionar maiores investimentos nas escolas públicas e fomentar a construção de bibliotecas em áreas suburbanas. Além disso, é importante que existam bibliotecas virtuais gratuitas dirigidas pelo MEC. Dessa forma, a leitura se tornará primordial na vida dos jovens, concomitante à diminuição do analfabetismo.