A obra “Capitães de Areia”, de Jorge Amado, ficou marcada pelo seu viés de retratar o analfabetismo funcional de jovens que residem no “trapiche”, no qual seu personagem principal, Pedro Bala, atua incessantemente para promover sua elevação educacional e conter o analfabetismo enraizado em sua formação. De modo semelhante à essa obra, o Brasil enfrenta dificuldades para reduzir os altos índices de analfabetos em seu território. Nesse sentido, faz-se a urgente alteração desse cenário, em que a omissão do Estado e baixo alcance pedagógico são fatores preponderantes para essa questão. Em primeiro lugar, vale destacar as consequências da ausência do Estado no corpo social. De acordo com o filósofo Jonh Locke, em sua “Teoria da Tábula Rasa”, retrata que os indivíduos são preenchidos por experiências positivas e negativas que afetam todo seu desenvolvimento. A partir dessa visão, decorrente da omissão do Estado em fixar equidade em suas diretrizes educacionais, inúmeros indivíduos ao término do ensino médio não conseguem proferirem leituras de textos e operações algébricas com êxito. Assim como a permanência dessa ineficácia Estatal, colabora para proliferação do analfabetismo funcional entre adolescentes. Como consequência dessa inexistência governamental, esses indivíduos se tornam reféns a abstenção do Estado, em que muitas vezes, acabam adquirindo lacunas em seu processo de alfabetização. Dessa forma, isso ocasiona o desencadeamento de problemas acadêmicos e sociais, ao afetar diretamente o desenvolvimento psicossocial do indivíduo. Além disso, o baixo alcance pedagógico contribui para essa problemática. De acordo com o jornal “O Globo”, cerca de 50% das regiões periféricas brasileiras não obtém amplo acesso equacional ao ensino, sendo que, muitas vezes, isso ocorre em virtude, da marginalização e preconceito a essas áreas segregadas. Tendo como consequência dessa exclusão, a situação colabora para que a redução do analfabetismo seja impossibilitada. Ao retratar, assim, um esquecimento social, no qual defasagem educacional é invisível aos olhos do corpo social. Nesse sentido, portanto, faz-se necessária a adoção de medidas a fim de minimizar esse problema. Para tanto, o Governo Federal, deve promover avaliações ao final do ensino, com o objetivo de estimar o nível de alfabetização e utilizar esses dados para proferir melhorias no sistema educacional. Outra articulação possível seria o Ministério da Educação, implementar construções de escolas em áreas abandonadas, com o intuito alavancar o processo pedagógico e conter a intolerância existente. Para que, assim, a visão da obra “Capitães de Areia” seja desconstruída.