Enviada em: 20/10/2017

Durante o período da Idade Média, o letramento era uma regalia destinada apenas aos que se dedicavam à vida eclesiástica.Isto posto, boa parcela da população europeia era analfabeta,uma problemática que afetava até os nobres. No contexto atual, a população brasileira tem acesso gratuito às escolas. Contudo, o analfabetismo funcional ainda se mostra evidente no país e não se restringe apenas à falta de acesso ao conhecimento,estando presente nos diversos níveis de educação, o que desvela uma necessidade de intervenções sociogovernamentais para a redução dos índices atuais.       Hodiernamente,o analfabetismo funcional está relacionado com a dificuldade de compreensão de textos.Entretanto, esse não se limita apenas aos gêneros textuais mais complexos , mas também é encontrado nas atividades mais comuns do cotidiano, como na interpretação de notícias veiculadas em jornais e na internet.De acordo com dados do Indicador de Alfabetismo Funcional,cerca de 20% dos indivíduos que chegam ao ensino superior são pró-eficientes no que tange à leitura e à matemática.Nessa analogia,é possível verificar que o analfabetismo funcional está arraigado no cotidiano e pode ser responsável por fomentar pessoas de alto nível educacional que carecem de senso crítico,além de prejudicar o desenvolvimento intelectual,pessoal e profissional do indivíduo.       Ademais, a problemática da alfabetização que afeta o nível superior de ensino pode ser decorrente de um ensino fundamental de má qualidade.Dessa maneira,um cidadão que encontra dificuldades desde o primário escolar tende a ser um adulto com pouco interesse em analisar e discutir sobre textos veiculados em jornais e blogs,ou que faz apenas o mínimo para ser aprovado e se formar.Destarte,os professores de níveis mais complexos de alfabetização encontram dificuldades para transmitir as informações com a didática atual,visto que,uma vez que o aluno não tem tanto as habilidades necessárias para interpretar textos mais complexos quanto interesse por questionar,há uma diminuição no rendimento dos discentes,bem como a proliferação da questão já discutida.       Infere-se,portanto, que a problemática discutida necessita ser amenizada.E para isso, o Ministério da Educação deve investir na qualidade dos ensinos fundamental e médio para que os alunos sejam estimulados a desenvolver um senso crítico desde o primário.Dessa maneira, haverá o aumento na pró--eficiência dos alunos em habilidades básicas,que são fundamentais para o entendimento de conhecimentos mais complexos.Outrossim, cursos como o 'Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa' devem ser oferecidos aos professores para que haja um aprimoramento didático por parte destes.Dessa forma, esses poderão lecionar de uma maneira mais eficaz,o que fará com que os alunos compreendam efetivamente e desenvolvam habilidades críticas,reduzindo a problemática.