Enviada em: 30/10/2017

É notório que para se conseguir ensino de qualidade no Brasil necessita-se de dinheiro. E dentre os fatores relevantes causados por essa necessidade de pagar para estudar bem destacam se: a desigualdade da capacidade intelectual dentro das classes sociais como também, a falta de interesse vinda dos alunos de escolas da rede publica ou estadual.     É de conhecimento que, para se manter toda escola necessita de verba, o que ocorre com instituições sustentadas pelo governo é o desvio dessa, chegando apenas parte à secretaria da educação fazendo com que ocorra uma aula incompleta, baseada apenas no interesse de não ser reprovado e ignorando totalmente se o conteúdo foi ou não absorvido, por conta de vários desfalques nas ferramentas de trabalho do professor. Problemas como a falta de: livros didáticos, profissionais do ensino e até mesmo de carteiras, são comuns na realidade do jovem de classe baixa que estuda em escola pública.     Por conta do receio da parte dos governantes em ter uma juventude pensante, tem se essa despreocupação com o ensino público, deixando o cada vez menos atraente para o aluno, fazendo este pensar que ir a escola é um tormento e não uma ótima oportunidade. Não é atoa que o conteúdo obrigatório a ser passado não explora a capacidade de interpretação do aluno. Os exercícios apresentam textos com perguntas nas quais as respostas já são encontradas prontas, sem que seja exigido o mínimo esforço interpretativo por parte dos estudantes.     Diante disso, percebe-se a necessidade de mudar o cenário da educação pública do brasil. Começando pela maior cobrança da sociedade aos governantes, exigindo que seja feita a entrega corretamente da verba, como também o aumento do teto direcionado à educação. Também é necessário, que os profissionais do ensino juntamente com a família dos e os próprios estudantes, criem campanhas de mobilização com a intenção de atingir todos os alunos, demonstrando a eles o porquê não é interessante, para as autoridades, que eles “aprendam a pensar”. É cabível também, às instituições de ensino público a cobrança não só de notas boas, mais sim da qualidade do aprendizado, através de uma mudança no sistema de avaliação no qual o conteúdo absorvido tem mais valor que um boletim todo azul.