Enviada em: 08/01/2018

A incapacidade de compreender textos simples denominada de Analfabetismo Funcional, se mostra em números, muito grande em nosso país. Indicando deficiências no sistema de ensino. Os resultados de pesquisas mostram que, uma pequena parte de nossa população é proficientemente alfabetizada. Nessas mesmas pesquisas, vimos também, um aumento nas categorias intermediárias e elementares da classificação do Inaf para o Analfabetismo Funcional. O resultado prático da falta de alfabetização correta na escola, se dá, na dificuldade de interpretação de textos, dificuldade de entendimento dos enunciados de tarefas de outras disciplinas além da Língua Portuguesa, em resumo, haverá prejuízo em toda vida escolar e até mesmo acadêmica. Estratégias para conter o Analfabetismo Funcional no Brasil precisam ser discutidas e colocadas em prática pelo Governo, tais como: Capacitação contínua de professores e auxiliares de ensino, estímulo à leitura e produção de textos, manutenção das bibliotecas escolares e seus acervos.  A continuidade da prova ABC ao final do terceiro ano, é um bom indicador para medir o nível de aprendizado dos alunos em português e matemática, evidenciando bem a capacidade de interpretação de textos e enunciados, tornando-se um instrumento para correção de deficiências no ensino. A família têm papel fundamental na educação, estimulando a frequência nas aulas, treino de leitura e exercícios das diversas disciplinas. O incentivo a conhecer e frequentar bibliotecas públicas, também pode despertar  a vontade de ler escrever.