Enviada em: 06/04/2018

O analfabetismo funcional tem como significado a ignorância em relação a compreenção de forma interpretativa de textos por pessoas que conhecem e entendem a escrita. Chamado por Kant como esclarecimento em um de seus ensaios, esse afeta diretamente toda a sociedade brasileira, estando presente em boa parte da população.           Os dados relacionados a esse tema são alarmantes, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio cerca de 25% da população maior de 15 anos brasileira são analfabetos funcionais, em relação a população ativa esse número aumenta com 70% de analfabetos funcionais. O principal problema relacionado ao tema é a facilidade na manipulação dessa parte da população, podendo serem influenciados pela mídia e colocando no poder pessoas desqualificadas para essa função, como o ocorrido na Alemanha durante a gestão de Hitler em que por meio da persuasão e de propaganda a seu favor conseguiu com que seus anseios fossem feitos.            Entre os motivos para os números altos como os apresentados estão a falta de interesse dos governantes em resolver problemas como esses, para seu próprio benéficio, fazendo com que o aprendizado escolar esteja pouco voltado para essa área do conhecimento, aprensentando somente as matérias de forma simples e exata não relacionando as áreas com a interpretação de texto e o ensino do pemsamento crítico                Portanto medidas devem ser tomadas para resolver o empasse. Segundo Kant o homem é aquilo que a educação faz dele, assim sendo o Ministério da Educação deve por meio de mudanças no currículo escolar implantar como disciplina obrigatória a interpretação de textos para alunos do ensino médio e fundamental começando do sexto ano, ensinando nessas aulas o entendimento da escrita abrindo espaço também para debates sobre assuntos do meio social e politíco, para que futuramente os indíces de analfabetismo funcional diminuam.