Enviada em: 13/06/2018

As crianças com distúrbio de aprendizagem sofrem com as deficiências do sistema de ensino público do Brasil, visto que, suas escolas não oferecem suporte ao ensino destas e não menos importante, a orientação aos pais acerca da importância do acompanhamento do desempenho escolar dos seus filhos.    As instituições educacionais brasileiras carecem de profissionais especializados no ensino a pessoas que necessitam de um acompanhamento diferenciado, estas são por ocasião obrigadas a tentarem acompanhar o ritmo dos demais o que em muitos casos, ocasiona o retardamento ou até a interrupção por desistência, da carreira escolar do educando. Pesquisas realizadas sobre as dificuldades em alfabetizar portadores de Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), demonstram que, a falta de informação dos pais ou responsáveis e educadores a respeito deste, é na maioria das vezes a principal causa do não tratamento deste mal, que, segundo a psicopedagoga Tónia Maria de Freitas atinge cerca de 70% da população do país. Diante dos dados, fica a urgência da preparação dos centros de ensino ao atendimento aos mais diversos tipos estudantes que apresentam dificuldades ao aprendizado, considerando a capacitação dos professores e adequação do material e do ambiente de ensino, como também a orientação dos responsáveis entorno da existência do (TDAH) dentre outros transtornos e a importância de um diagnóstico precoce destes por meio de um especialista.