Enviada em: 22/06/2018

Superando as barreiras do aprendizado pelo união educacional.            A educação, sem dúvida, é um dos agentes de transformações de um país. A chegada da família real ao Brasil, trouxe consigo a evolução  e institucionalização de escolas e universidades, mesmo que deficitário e atrasado, esse processo ajudou na estruturação do DNA educacional do país. Entretanto, existem dificuldades que permanecem pela falta de investimento e informação, tal como: a inclusão de crianças com distúrbio de aprendizagem nesse sistema. Logo, criar iniciativas para detectar essas realidades, individualizar o ensino a esses alunos e proporcionar formação aos profissionais é um caminho para a superação dessa triste realidade presente em todo o sistema de ensino brasileiro.        De tal forma, a identificação e estudos desses distúrbios de aprendizado são recentes, o que dificulta a ação dos profissionais, uma vez que um diagnóstico precoce pode favorecer muito o desenvolvimento desse indivíduo. Assim, uma das formas de identificar os casos seria o um ensino mais individualizado de professores com apoio dos pais para acompanhar o comportamento de seus alunos e filhos respectivamente. Uma vez sinalizado, pode-se buscar informação e meios de minimizar os efeitos.       Ainda assim, o compartilhamento de experiências por uma rede integrada de profissionais do setor público e privado ajudaria a preparar melhor o corpo docente para uma atuação participativa e métodos eficazes de ensino à alunos identificados com os transtornos que impacta no aprendizado.           Contudo, é preciso um maior investimento por conta do ministério da educação, sustentando a criação de canais on-line entre profissionais e criação de comissões especiais formados por psicólogos, psicopedagogos, pais e professores que atuariam nos municípios levando conhecimento e ajudando desde a formação primária a reconhecer crianças, aplicar e potencializar suas habilidades afim de superar suas dificuldades.