Enviada em: 15/06/2018

"Se houver para a humanidade uma esperança de salvação e de ajuda, esta ajuda só pode vir da criança,porque é nela que se constrói o homem." Segundo Maria Montessori, pedagoga que criou o método educacional que leva seu nome, a educação é algo indispensável para a construção de adultos com caráter. Todavia,algumas crianças possuem distúrbios que as impede de assimilar o que é repassado pelos professores, tendo elas assim dificuldade de inserção no meio escolar. Devido a este fenômeno, convém analisar suas causas.     A atenção do profissional atuante na sala de aula a cada um de seus alunos é de extrema importância. Os problemas de aprendizagem só começam a se apresentar de maneira expressiva quando a criança começa sua vida escolar. O professor atento e bem informado pode auxiliar no diagnóstico, por isso, é fundamental os profissionais serem capacitados tanto para identificar quantos inteirar estes alunos a aula. É questionável em um país considerado em rumo a um maior desenvolvimento,os professores não receberem uma capacitação de qualidade para atender esses alunos que necessitam de maior atenção.      Além da sala de aula, a participação da família na educação da criança é imprescindível. A aliança entre a escola e a família é o elo perfeito da educação. Ora, quando os familiares estão inteirados no processo de educação de seus filhos, os diagnósticos são feitos com maior rapidez e as devidas providências são tomadas sem morosidade.       A educação é a chave do sucesso para a humanidade. Para lidar com os problemas no processo educacional infantil, é necessário que o Governo valorize o profissional da educação tanto com capacitações tanto quanto financeiramente. O profissional valorizado trabalha com maior prazer e consequentemente desempenha seu papel com excelência. O professor capacitado na sala de aula, por meio de metodologias diferenciadas,,alcançará o objetivo de inserir essas crianças no contexto escolar.