Enviada em: 23/06/2018

É possível afirmar que muitas crianças com distúrbios de aprendizagem tem dificuldade de se inserirem no ambiente escolar. Essa adversidade é causada por diversos fatores como a falta de informação da sociedade sobre os diversos tipos de transtornos, a falta de investimentos do governo nas escolas, entre outros. Desse modo, medidas que alterem essa situação devem ser adotadas.       A princípio, segundo o físico Isaque Newton:'' Para toda ação existe uma reação''. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a falta de conhecimento sobre os diversos tipos de distúrbios concorda com essa harmonia, haja visto que esse fato reflete na dificuldade de perceber quando uma criança tem um desses transtornos, acarretando na falta de um diagnóstico precoce por um especialista além de dificultar a aprendizagem quando essa criança for inserida no ambiente escolar .       Outrossim, é indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Tal fato se reflete nos escassos investimentos governamentais em profissionais capacitados nas escolas com o objetivo de acompanhar individualmente os alunos e perceber suas dificuldades, medidas que ajudaria no diagnóstico, e consequentemente no tratamento, diminuindo a dificuldade de cada aluno.       É preciso, portanto, que indivíduos e instituições públicas cooperem para inserir as crianças com transtornos de aprendizagem nas escolas. Cabe ao governo realizar campanhas midiáticas com o intuito de informar os diversos distúrbios existentes e alertar a sociedade a importância do tratamento, além de investir no ambiente escolar contratando psicólogos e pedagogos para acompanhamento individualizado nas escolas com o objetivo de ajudar na inserção desses alunos na escola. Outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse Oscar Wilde:'' O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação''.