Enviada em: 25/07/2018

Como incluir deficientes cognitivos nas escolas?   Na obra “Distúrbios da aprendizagem”, a autora Ruth Caribé da Rocha considera que a adaptação escolar é de total importância para com deficientes cognitivos, que precisam de um ambiente de ensino acolhedor e compreensivo, o que nos leva a pensar sobre o quão preparadas estão as escolas para receber essas crianças? Escolas da rede pública oferecem algum auxílio?     De acordo com o Conselho Nacional de Educação, as escolas de ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns, com os apoios necessários, em consoante a isso, cresce cada vez mais o número de professores treinados para lidar com todos os tipos de distúrbios de aprendizagem, apesar da maioria apresentar angústia e dúvida sobre tais alunos.    Aparentemente, as redes públicas não apresentam recursos suficientes para acolher alunos com deficiências cognitivas, haja vista que pouca importância é dada pelo governo quanto ao treinamento adequado aos profissionais, além do fato das salas de aula não serem arejadas e de cada sala ter uma média de 40 alunos, o que, segundo muitos estudos, é prejudicial para o aprendizado.   Por fim, é imprescindível que o poder público se envolva em níveis estaduais e municipais, no sentido de treinar profissionais para receber alunos com distúrbios de aprendizagem, para que essas pessoas tenham o mesmo futuro de quem não possui deficiência alguma, em direção que esse distúrbio seja sanado durante a vida escolar ou que o estado tente inserir essa criança de modo que essa dificuldade seja superada.