No livro "Passarinha",a autora Kathryn retrata as dificuldades de inclusão que Caitlin,uma criança com síndrome de Asperger,enfrenta no ambiente escolar.Na atualidade,a exclusão de crianças com distúrbios de aprendizagem nas escolas é uma problemática factual que transcende os livros.Nesse contexto,a análise da falha educacional e da desigualdade social como agentes impulsionadores deste problema é fundamental. A priori, segundo o pedagogo Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Decerto, a incapacidade das escolas em transmitirem valores sociais e acadêmicos potencializa este problema. Por conseguinte, o âmbito escolar mostra-se prejudicial e nocivo através da defasagem no que concerne a infraestrutura e através da ausência de profissionais capazes de ensinar os portadores de distúrbios. Dessa forma, as escolas atuam como um mecanismo de exclusão e de desarmonia em massa, impulsionando esta mazela. Outrossim, para o sociólogo Karl Marx, a desigualdade social tem o seu prelúdio na divisão de classes. Certamente,a disparidade econômica entre os indivíduos de uma mesma sociedade influí nesta questão, já que, o acesso a uma educação digna está vinculada ao capital do indivíduo.Análogo a isso, as disparidades de renda influem nesta problemática, visto que a descoberta acerca da presença dos distúrbios,a obtenção de uma boa educação e de um tratamento apropriado estão ligadas a condição social do indivíduo. Destarte, é notório que a exclusão supracitada tem como base problemas sociais. Para que este problema seja sanado, o Poder público deve investir em políticas públicas, na infraestrutura e na capacitação dos profissionais das instituições escolares. Ademais, as escolas devem fornecer auxílio aos portadores de distúrbios, através do atendimento individual e de serviços especializados.Além disso,o interesse e a compreensão dos pais acerca da condição dos seus filhos é fundamental para que, os mesmos possam desfrutar e serem incluídos no ambiente escolar.