Enviada em: 30/09/2018

No livro "Passarinha",a autora Kathryn retrata as dificuldades de inclusão que Caitlin,uma criança com síndrome de Asperger,enfrenta no ambiente escolar.Na atualidade,a exclusão de crianças com distúrbios de aprendizagem nas escolas é uma problemática factual que transcende os livros.Nesse contexto,a análise da falha educacional e da desigualdade social como agentes impulsionadores deste problema é fundamental. A priori, segundo o pedagogo Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Decerto, a incapacidade das escolas em transmitirem valores sociais e acadêmicos potencializa este problema. Por conseguinte, o âmbito escolar mostra-se prejudicial e nocivo através da defasagem no que concerne a infraestrutura e através da ausência de profissionais capazes de ensinar os portadores de distúrbios. Dessa forma, as escolas atuam como um mecanismo de exclusão e de desarmonia em massa, impulsionando esta mazela. Outrossim, para o sociólogo Karl Marx, a desigualdade social tem o seu prelúdio na divisão de classes. Certamente,a disparidade econômica entre os indivíduos de uma mesma sociedade influí nesta questão, já que, o acesso a uma educação digna está vinculada ao capital do indivíduo.Análogo a isso, as disparidades de renda influem nesta problemática, visto que a descoberta acerca da presença dos distúrbios,a obtenção de uma boa educação e de um tratamento apropriado estão ligadas a condição social do indivíduo. Destarte, é notório que a exclusão supracitada tem como base problemas sociais. Para que este problema seja sanado, o Poder público deve investir em políticas públicas, na infraestrutura e na capacitação dos profissionais das instituições escolares. Ademais, as escolas devem fornecer auxílio aos portadores de distúrbios, através do atendimento individual e de serviços especializados.Além disso,o interesse e a compreensão dos pais acerca da condição dos seus filhos é fundamental para que, os mesmos possam desfrutar e serem incluídos no ambiente escolar.