Enviada em: 19/10/2018

Todos sabem que,no Brasil,há tempos observa-se as dificuldades das crianças com distúrbios de aprendizagem de se inserirem nas escolas,visto que a falta de recursos e infraestrutura,assim como, o diagnóstico tardio,comprometem a qualidade de vida desses estudantes.   Muitas escolas no Brasil ainda não possuem recursos e a infraestrutura necessária para receber alunos que possuem dificuldades e limitações de aprendizagem.Uma vez que,eles não aprendem da mesma forma eficiente que outros estudantes e precisam de acompanhamentos de profissionais especializados.Dessa forma, muitas instituições escolares ainda não se adequaram ao Artigo 5 da Constituição,que afirma que todas as escolas de rede regular de ensino devem promover nas suas classes flexibilização e adaptação necessária a qualquer portador de deficiência ou distúrbio.Como consequência observa-se  uma dificuldade de inserção no meio escolar desses jovens,o que compromete ainda mais a sua educação.  Além disso,é comprovado que as crianças já nascem com algum distúrbio,porém só se tornam evidente na idade escolar.De acordo com uma psicopedagoga do EJA(Educação de Jovens e Adultos) cerca de 70% da população sofre com alguma dificuldade voltada para área da educação.Se isso fosse identificado de maneira precoce,melhoraria a qualidade de vida desses indivíduos de forma significante.Dado que,os pais desde cedo começariam a trabalhar e a investir nisso,o que amenizaria e diminuiria os obstáculos da inserção e aprendizagem escolar.   Portanto,conclui-se que é necessária uma maior fiscalização do governo junto com outros profissionais da área,para promover as flexibilizações e adaptações necessárias aos estudantes com algum tipo de deficiência ou distúrbio.Para que desse modo, seja garantido o que é previsto por lei e está na constituição.Para que dessa maneira, haja uma sociedade com mais integração e igualdade.