Enviada em: 19/03/2019

No contexto brasileiro hodierno, diversos têm sido os desafios para a inserção educacional digna das crianças com distúrbios de aprendizagem no contexto escolar,como a carência de informação sobre tais transtornos por parte das famílias e a incapacitação do corpo docente no que tange o oferecimento de uma didática individualizada.Tal situação,extremamente prejudicial á formação intelectual desses alunos, evidencia a necessidade de um esforço conjunto mais arrojado das instituições formadoras com o intuito de conscientizar as famílias sobre tais distúrbios e mitigar essa uniformização educacional. Sob esse viés, de acordo com uma pesquisa realizada pela  Associação Brasileira de Dislexia,cerca de 70% da população brasileira possui algum distúrbio de aprendizagem.Ademais, a mesma pesquisa relatou que esses indivíduos têm inteligência normal ou mesmo acima da média,mostrando que quando diagnosticado cedo,o tratamento pode levar o indivíduo a ter uma alta taxa de rendimento pedagógico.Outrossim, não raramente existem casos em que a criança nunca chega a ser diagnosticada,pois muitas vezes os pais tendem a enxergar  erroneamente as dificuldades no âmbito escolar como  pura "preguiça" e falta de motivação ou estudo.Essa situação deve-se principalmente á falta de informação por parte dessas famílias sobre as  disfunções de instrução.Portanto,faz-se necessário que as instituições escolares promovam uma maior instrução aos pais sobre tais distúrbios,como identificá-los e como lidar com eles. Não obstante á falta de informação por parte das famílias,existe ainda a incapacitação do corpo docente no que diz respeito á personalização dos estudos para que os infantes com tais disfunções possam desfrutar de uma educação de qualidade.Segundo a obra "Dificuldades de abordagem neuropsicológica e psicológica ao insucesso escolar" de Vitor Fonseca, a escola deve assumir-se como uma instituição anti-discriminatória,em que a inclusão escolar independe de sua diversidade biossocial e biogenética.No Brasil hodierno, porém, tal função não é cumprida de modo efetivo pela escola,uma vez que a mesma segue á risca os princípios do sistema capitalista,onde é evidenciada uma enorme pressão e uniformização do ensino,praticamente descartando as habilidades individuais, principalmente de pessoas com distúrbios de aprendizagem relacionados á uma  matéria específica. Em síntese,urge que as instituições escolares, por meio da promoção de palestras e seminários interativos,instrua as famílias á identificar e procurar tratamento para as crianças com distúrbios de aprendizagem como o Transtorno do Déficit de Atenção,a dislexia e a discalculia.Ademais,faz-se necessário que o Ministério da Educação promova a capacitação dos professores, por meio de treinamentos especializados, para promoverem á tais infantes uma educação humanizada e individual.