Enviada em: 11/05/2019

Aprender é a ato mais significativo da vida humana. Estamos em um constante estado de aprendizagem que termina ao morrermos. Porém, há crianças que nascem com alguma dificuldade para aprender e por isto acabam tendo que se esforçar muito mais que outras que possuem uma capacidade de absorção maior. Estas crianças , ao se inserirem em um ambiente escolar com objetivo de adaptar-se e relacionar-se acabam sendo alvo de uma série de fatores que prejudicam sua integração.  Estes fatores podem ser o próprio ambiente, a pedagogia aplicada, a maneira como os professores agem em sala de aula, se eles estão empenhados ou não em ensinar seus alunos, a família e ele próprio, visto que não encontra nenhuma aplicação prática no conteúdo e por isso não o absorve.   É dever da escola incluir e integrar um aluno com distúrbios mentais, para ele poder desenvolver suas capacidades ainda mesmo que não completamente. Porém, tenho uma experiência própria, onde fui prejudicado por um aluno com distúrbios, pois constantemente ele atrapalhava o desenvolvimento da aula, causando estresse aos professores e aos alunos. Portanto, um aluno deve ser integrado, mas com assistência técnica de profissionais, para assim, haver uma harmonia entre o aluno e os demais, que também são membros da escola e querem desenvolver suas capacidades cognitivas.  É evidente que há muitos aspectos que precisam ser aprimorados quando falamos de integração de indivíduos com distúrbios. A escola deve propiciar um bom ambiente escolar, deve adverter os alunos normais sobre o trato com o aluno especial, para que ambos possam ter uma experiência construtiva e benefíca. O aluno deve ter asistência profissional que o auxilie em sua integração. Infelizmente, isto tratado como um todo é uma realidade muito distante do Brasil, visto que as próprias condições necessárias para um aluno com capacidade normal não são dadas, as condições para um aluno especial acabam sendo precárias.